Técnicas de inspeção realizadas durante os processos de fabricação, montagem, construção e manutenção, para garantir a integridade dos materiais e soldas.
Atividade desenvolvida em fábrica ou obra (campo). A inspeção por líquidos penetrantes (visível a luz ou fluorescente) é um método desenvolvido para a detecção de descontinuidades superficiais (aflorada para a superfície), tais como trincas, poros, dobras, entre outros, podendo ser aplicado em todos os materiais sólidos e que não sejam porosos ou com superfície muito grosseira. A JRE trabalha com profissionais qualificados SNQC-LP-N2-G ou ASNT-PT-Level II.
Atividade desenvolvida em fabrica ou obra (campo). A inspeção por partículas magnéticas (visível a luz ou fluorescente) é um método desenvolvido para a detecção de descontinuidades subsuperficiais e/ou superficiais, tais como trincas, poros, dobras, entre outros, em fundidos, forjados, laminados, tubos e usinados em geral, juntas soldadas com superfícies não usinadas pela técnica do Yoke (Y), Eletrodo (E) e Bobina, Condutor Central e Contato Direto (ES). A JRE trabalha com profissionais qualificados SNQC-PM-N2-Y/E/ES ou ASNT-MT.
Atividade desenvolvida em fabrica ou obra (campo). O ensaio de ultrassom industrial convencional é realizado com o auxilio de diferentes tipos de equipamentos portáteis e métodos específicos. Basicamente os equipamentos possuem um cabeçote/transdutor (emissor/receptor) e uma IHM (Display) para visualizar e parametrizar as informações necessárias à execução do ensaio, este método é extremamente eficiente e de rápido execução, podendo ser aplicado em uma grande variedade de situações, destinado a execução de descontinuidades volumétricas (internas), tais como trincas, dupla laminação, inclusões e porosidades internas. A JRE trabalha com profissionais qualificados SNQC-US-N2-S1/S4 ou ASNT-UT-Level II.
Atividade desenvolvida em fabrica ou obra (campo). Estes métodos de ensaio não destrutivo por ultrassom não são convencionais, a técnica Phased Array (PA) utiliza um bloco de transdutores formando um multi-elemento, no qual emite vários feixes sônicos que direcionados aumentam a sua criticidade e devido ao seu avanço tecnológico ele possibilita alterar os seus parâmetros de direção do feixe através do software do equipamento, permitindo ajuste na distância focal, ponto de foco e, ângulo do feixe. A técnica TOFD (TO), aplica-se na detecção precisa das descontinuidades, possibilitando a localização e tamanho de defeitos durante as inspeções, sendo muito utilizado na análise estrutural pelas técnicas ECA - Engineering Critical Assessments e FFS .A inspeção é realizada por dois transdutores (emissor e receptor), montados de forma alinhada com o auxílio de um dispositivo que percorre toda a região inspecionada em uma só vez, portanto permite o registro da inspeção realizada com ganho de velocidade na operação. A JRE trabalha com profissionais qualificados SNQC-US-N2-PA / TO ou ASNT-UT-Level II.
Atividade desenvolvida em fabrica ou obra (campo). O ensaio por ECA - Eddy Current Array, também conhecido como correntes parasitas é baseado no fenômeno físico da indução eletromagnética que é associado a um arranjo de várias bobinas. Tem como objetivo cobrir uma maior área de varredura e prover uma imagem (2D e 3D) do sinal das descontinuidades encontradas, podendo ser aplicado a cilindros, tubos, chapas, entre outros, medindo a condutividade e assim detectar descontinuidades. A JRE trabalha com profissionais qualificados SNQC-CP-N2-S/TI ou ASNT-ET-Level II.
Atividade desenvolvida em fabrica ou obra (campo). É uma técnica de inspeção visual remota cujo objetivo é realizar inspeção visual onde não há acesso direto com o olho humano. Na industrial a Videoscopia também é conhecida como Endoscopia ou Boroscopia, sendo empregada nas inspeções internas de tubos, feixes tubulares e equipamentos com geometria complexa na qual possui grande dificuldade de acesso, e assim acompanhar as condições físicas, investigar as causas de possíveis problemas (vazamentos, ligações inapropriadas), promovendo agilidade em tomadas de decisões em fabricação e manutenções corretivas e preventivas. A JRE trabalha com profissionais altamente capacitados.
Atividade desenvolvida em fabrica ou obra (campo). A técnica IRIS - Internal Rotary Inspection System, permite a verificação de perda de espessura em tubos de trocadores de calor e caldeiras, ela é utilizada a princípio do ultrassom tipo pulso-eco por imersão, ou seja, utiliza um transdutor/cabeçote no qual o feixe ultrassônico incide em um espelho acoplado a um sistema rotativo, refletindo o feixe sônico em direção à parede do tubo, devido a característica do processo de ensaio é possível realizar varredura completa do tubo, sendo estas mostradas na tela do computador, produzindo imagens em tempo real, permitindo a avaliação rápida e registro dos resultados. A JRE trabalha com profissionais qualificados US-IR-N2 ou ASNT-UT-Level II.